EA perdeu 3 bilhões de dólares com o fiasco de Micro-Transações

EA perdeu 3 bilhões de doláres com o fiasco de BattleFront: II

Os acionistas da Electronic Arts estão correndo este mês e por uma boa razão.

O modelo de negócios rentável da empresa agora está em risco depois que os jogadores se revoltaram com a estratégia da Ea de ganhar dinheiro com micro-transações inclusive no novo jogo “Star Wars Battlefront II”.

As ações da EA registraram uma queda de 8,5% o que equivale em valores na ordem de US$ 3,1 bilhões. As concorrentes Take-Two e Activision Blizzard tiveram valorização no mesmo período.

Depois que a EA emitiu uma previsão de vendas no trimestre de dezembro um pouco abaixo das estimativas divulga

dos no Wall Street, alguns analistas suspeitavam que fosse devido ao título “Stars Wars”. As ações caíram 4% no dia seguinte.

Em seguida o terremoto continuou com a revelação dos detalhes sobre a progressão de personagens no jogo. A comunidade de jogos inundou as redes sociais e o Reddit com milhares de postagens negativas, dizendo que a EA atrai os consumidores de forma injusta para gastar mais dinheiro através de micro-transações com conteúdo que deveria estar incluso no preço inicial de US$ 60.

A controvérsia parece estar prejudicando as vendas do jogo, que foi lançado oficialmente em 17 de novembro.

Na primeira semana, as vendas de jogos físicos no R.U. de “Star Wars Battlefront II” diminuíram 61 por cento em comparação com o “Star Wars Battlefront” de dois anos atrás, de acordo com os dados do GfK ChartTrack.

Para complicar mais ainda a situação o jogo não está na lista dos 100 melhores mais vendidos da Amazon de terça-feira.

 

A realidade é que as vendas dos jogos são questões secundária para a Electronic Arts. O que está em jogo é a viabilidade de sua estratégia de micro-transação que agora espanta os jogadores ao invés de dá lucro fácil como era esperado.

Agora nos resta saber é se a EA vai continuar apoiando as Micro-Transações e indo contra a vontade de toso jogadores, ou vai larga mão dessa nova estratégia.

E os jogadores vão continuar evitando jogos pagos com micros transações?

RSS
Facebook0
Google+0
Twitter

Related posts

Leave a Comment